Seu dente quebrou? Saiba o que fazer

17 / junho / 2021

Acidentes envolvendo a arcada dentária podem se tornar uma dor de cabeça se não forem tratados imediatamente. Uma fratura no dente, além de esteticamente desagradável, causa dores, infecções e o escurecimento da área atingida.

Normalmente estas fraturas acontecem por conta de colisões, quedas ou até cáries, e em todos os casos deve-se procurar a ajuda de um dentista imediatamente.

Mas, e o tratamento?

Tudo vai depender do grau da fratura. Após fazer uma avaliação do dente quebrado, o profissional irá informar qual o melhor tratamento. Vamos falar agora sobre os mais comuns e qual o momento mais indicado para procurar o dentista.

Quando ir ao dentista?

Em caso de acidentes em que há um sangramento na boca, coloque uma gaze com gelo no local do dente atingido. Isso fará o sangue estancar para que você tenha tempo de chegar até o dentista.

Acima de tudo evite tentar limpar ou colar a parte machucada em casa e não adie a busca por tratamento. Quanto mais tempo você retardar a ida ao dentista, mais a sua arcada ficará exposta a infecções que podem levar à perda do dente.

Tratamentos para o dente quebrado

Existem algumas opções disponíveis para fazer a restauração de um dente fraturado. As fraturas se classificam como pequenas, médias e grandes, sendo que cada uma demanda um tratamento diferente. Cabe ao dentista fazer uma avaliação e indicar o mais recomendado.

1. Polimento do dente

A princípio esta é uma solução indicada para os casos mais simples, nos quais o paciente perdeu apenas um fragmento do dente.

Aqui dentista irá realizar o desgaste, eliminando bordas cortantes e recuperando o seu formato original. Posteriormente esse procedimento traz de volta as funções normais de seu sistema dentário.

2. Restauração

Quando falamos de fraturas pequenas ou médias, um tratamento adequado é realizar o preenchimento da parte quebrada com resina ou amálgama de prata. Esse procedimento restaura o dente à sua forma original.

Para isso existem dois métodos. O primeiro é o direto, realizado diretamente no consultório em poucas sessões. E o indireto, no qual a prótese é moldada em um laboratório e requer maiores etapas no tratamento.

3. Coroa

No caso de uma fratura que atinge a porção superior do dente, pode-se ser feito um procedimento com facetas laminadas de porcelana, que são conhecidas como coroas unitárias. Elas reproduzem a forma e a função originais do dente.

Neste tipo de restauração, é necessário que o paciente realize um tratamento de canal, já que a parte interna do dente está exposta, e só então finalize com a colocação da coroa.

4. Prótese

Acima de tudo em casos mais graves pode acontecer uma fratura da raiz dental. Aqui o paciente deve sentir muitas dores na região afetada e na área dos ligamentos, que seguram os dentes ao osso.

Em situações assim é preciso procurar um dentista com urgência, dessa maneira ele pode realizar uma radiografia para confirmar a fratura. Em caso positivo, é necessário fazer a extração do dente e a sua substituição por uma prótese, um procedimento conhecido como implante dentário. 

Caso você verifique uma fratura no seu dente, procure imediatamente um dentista. A POPdents possui diversos serviços de restauração e está pronta para lhe atender, entre em contato conosco a partir do número 0800 841 2222.


Artigos Relacionados