Saúde bucal dos filhos: quais cuidados os pais devem ter?

19 / maio / 2021

Saúde, em geral, é uma preocupação recorrente na vida dos pais, mesmo antes dos filhos nascerem. Sabemos que já na gestação, exames de rotina são necessários para averiguar a saúde do bebê e depois de nascidos, a preocupação só aumenta. E a saúde bucal dos filhos também merece essa preocupação a mais.

Ter periodicidade das visitas ao dentista é algo extremamente importante desde a infância e incentivar os filhos a terem uma boa saúde bucal também deve estar no checklist dos pais. Mas sabemos que geralmente não funciona assim. 

Porém vale ressaltar que ter os devidos cuidados com a saúde bucal do pequeno é uma das maneiras de evitar problemas futuros.

Por isso, separamos alguns pontos interessantes sobre os cuidados que os pais devem ter com a saúde bucal dos filhos. Confira o artigo completo e boa leitura! 

Primeira ida ao dentista

No caso da saúde bucal, “prevenção” é a palavra de ordem. Se você estiver prevenido, as chances de ter problemas são bem menores. Com os filhos, a indicação é que a primeira consulta com o dentista seja quando aparecerem os primeiros dentinhos. 

Você pode até achar que é muito cedo, mas esse é o período ideal para os pais descobrirem como cuidar da escovação do bebê. Geralmente a primeira dentição começa a aparecer entre 4 e 9 meses de vida da criança. 

Nessa fase o dentista já conseguirá avaliar se o bebê já possui cáries causadas pela mamadeira, o que é bem comum nessa idade. Após essa primeira consulta, recomendamos que se visite um profissional a cada 6 meses, para gerar hábito e avaliar se está tudo bem.

Higiene além da escova

Quando falamos que a higiene bucal é fundamental para a saúde, não estamos cometendo nenhum exagero. Limpar bem, pelo menos 3 vezes ao dia, é essencial e as crianças precisam aprender isso desde cedo. 

Mas falar de limpeza não é só falar de escovação, há alguns passos que vão além disso. Fio dental e raspagem de língua são outros pontos importantes para manter uma boa higiene bucal, focando na saúde da criança. 

| Leia nosso artigo completo sobre dicas para uma boa higiene bucal

A saúde bucal dos filhos precisa ser autônoma

Você pode se perguntar o que queremos dizer com isso e vamos explicar. O ideal é que essa educação sobre a higiene bucal em prol da saúde bucal dos filhos seja feita de maneira independente por eles. 

Ou seja, você deve educar, estimular a limpeza sempre que possível e a partir dos 4 anos de idade, a criança já deve saber como realizar sua própria limpeza. Além disso, é necessário que você seja um exemplo para que a criança entenda que é preciso fazer a higienização mesmo sem ninguém mandar. 

Se a rotina permitir, é bom que os pais escovem os dentes junto com os filhos, para eles verem na prática como deve ser feito. Sem pressa, sem colocar dificuldades. Isso deve ser um hábito comum na família. Assim, a criança cresce com exemplos próximos. 

Gostou do nosso artigo? Compartilhe em suas redes sociais e deixe seu comentário. Toda semana teremos um assunto novo para você aqui. Até a próxima! 


Artigos Relacionados