Prótese fixa ou móvel?

07 / junho / 2021

Sorrir, mastigar e comunicar-se, todas essas tarefas ficam mais fáceis com a arcada dentária completa, certo? Mas a perda de alguns ou de todos os dentes não devem ser motivo para temor, já que a odontologia oferece várias opções de próteses bastante confiáveis.

Agora, para acertar na hora de escolher a sua, é preciso conhecer bem os modelos disponíveis, além de, é claro, consultar-se com o seu dentista. Para acabar com essas dúvidas, preparamos um artigo com as principais diferenças entre os tipos de prótese dentária. Veja agora quais são.

Prótese total removível

Chamada popularmente de dentadura, essa prótese é feita à base de resina acrílica e possui gengivas e dentes artificiais. É indicada para pacientes que perderam todos ou grande parte dos dentes.

Esse tipo de prótese tem um custo mais baixo em relação a outros tratamentos e costuma ser de fácil instalação. Porém, caso ela não se encaixe adequadamente na boca do paciente, pode causar feridas nas gengivas e mucosas, além de ser um pouco menos eficiente na função mastigatória

Prótese parcial removível

Essa prótese, conhecida também como roach, é uma boa opção para pacientes que precisam substituir um número pequeno de dentes. A sua estrutura vem com um gancho metálico, que é responsável por fixá-lo na boca.

Conhecida também como roach, essa prótese é indicada quando o paciente precisa substituir um número pequeno de dentes. A sua estrutura vem com um gancho metálico, que é responsável por fixá-lo na boca.

Prótese fixa unitária

Esse tipo de prótese pode ser utilizada em casos onde o paciente teve os dentes danificados por conta de cáries, fraturas ou restaurações muito grandes. Assim, o dentista realiza uma substituição da estrutura afetada por uma feita de material cerâmico.

A chamada coroa dentária tem um custo mais elevado do que as demais próteses, além disso, o paciente deve evitar alimentos duros ou pegajosos durante o período de adaptação para que ela não seja danificada. Sua principal vantagem é o retorno das funções estéticas e mastigatórias para o usuário.

Prótese parcial fixa

Conhecida popularmente como ponte fixa, neste tipo de prótese é necessário que o paciente tenha dentes saudáveis para servir de suporte para os artificiais.

Por conta disso, dois dentes saudáveis do paciente precisam sofrer desgaste para que a prótese seja encaixada. Mas, como na opção anterior, essa estrutura é melhor esteticamente e também para a mastigação.

Agora que você já conhece os principais tipos de prótese, já pode marcar uma avaliação conosco e escolher a ideal para o seu caso. Entre em contato com a POPdents através do número 0800 841 2222.


Artigos Relacionados