Saiba como garantir uma boa higiene bucal

31 / março / 2021

Como está a sua saúde bucal? Essa pergunta é difícil de responder, a menos que você faça um acompanhamento periódico com o dentista e esteja com todas as informações fresquinhas na memória. Mas você sabia que uma boa saúde, passa diretamente por uma boa higiene bucal

Isso mesmo, a higiene bucal deve ser uma tarefa diária de cuidado consigo mesmo. No entanto, muita gente acaba esquecendo que a boca é uma parte do corpo que merece tanto cuidado quanto qualquer outra. Acabam lembrando disso apenas quando aquela dor de dente insuportável vem incomodar. 

Você precisa entender de uma vez por todas que a higiene bucal é uma questão além de estética. Não é só sobre mau hálito. Não! A higiene bucal é consideravelmente responsável pela sua saúde. Sendo assim, precisa ser assimilada como tal. 

Então vamos a próxima pergunta: você sabe como manter uma boa higiene bucal? 

Criamos esse artigo com dicas que você pode e deve colocar em prática no dia a dia. São coisas simples, mas que fazem total diferença para você. Vamos conferir esses cuidados essenciais? Leia o texto completo e aproveite!

A escovação dental na higiene bucal

Vamos começar do começo! A escovação é fundamental para que sua higiene seja completa e bem feita. Uma escovação caprichada e frequente é uma das melhores formas de manter a saúde bucal em dia. 

No entanto, tem muita gente por aí acreditando que está escovando os dentes da maneira correta. Mas a verdade é que talvez seu método de escovação não seja lá muito efetivo, acabando com todos os resíduos, ou maioria deles, da boa. 

Para chegar a escovação adequada é preciso: 

01 Escolher a escova certa

Opte sempre por escovas simples, com cerdas macias e com cabeça pequena. Essa é uma recomendação da maioria dos dentistas, pois escovas assim têm mais efetividade na remoção da placa bacteriana e no alcance às regiões mais inacessíveis

02 O movimento perfeito

Pode parar de sair passando a escova de dentes de maneira aleatória na boca. Isso não resolve em nada seu problema com a higiene. A escovação deve ser feita por meio de movimentos circulares e vibratórios

Dessa maneira, as cerdas da escova cobrirão a superfície dos dentes e também a gengiva. Vale lembrar que esse é o ideal, já que higieniza a região onde a sujeira mais costuma se acumular. 

03 Escolha uma boa pasta de dentes

Você não vai escovar os dentes sem nada na escova, não é? Então escolher bem o seu creme dental é essencial. Opte por pastas que contém baixos índices de abrasivos em sua fórmula. Isso porque esses materiais comprometem o esmalte do dente.

Apesar de prometerem um aspecto mais branco, com o tempo eles podem ser nocivos para sua boca. Isso porque a superfície do esmalte fica cheia de rugosidades, retendo mais a pigmentação dos alimentos.

Use sempre fio dental

Pelo menos uma vez ao dia você tem que lembrar do fio dental. Ele é totalmente essencial para promover uma higienização mais eficiente e, ao mesmo tempo, prevenir diversas doenças bucais. 

Isso porque ele consegue atingir locais nos quais a escova não entra, como o espaço entre os dentes, que é muito justo. Logo para uma limpeza completa, não dá pra deixar esse importante componente de lado. Concorda? 

Na higiene bucal tem que raspar a língua

Seja sincero, você usa raspador de língua? Você ao menos sabe o que é isso? Esse instrumento é muito importante para uma higiene bucal completa. Raspar a língua e eliminar a sujeira acumulada nela é imprescindível. 

A língua é um dos músculos mais importantes do nosso corpo e não pode ser deixada de lado na hora de fazer a higiene bucal. No dorso da língua costuma ficar uma massa esbranquiçada, chamada saburra lingual. Essa saburra é composta por células mortas, microorganismos, restos de alimentos e saliva. 

Lembrando que não vale usar aqueles raspadores fakes que vêm atrás da cabeça da escova, hein? Compre um instrumento específico para isso. Geralmente são simples e baratos, podem ser achados facilmente nas farmácias. 

Para fazer a raspagem correta, sempre faça movimentos de trás para frente com leve pressão aplicada. A frequência é todos os dias após as refeições! Vale deixar o raspador próximo a escova, para evitar esquecimento até que se crie o hábito. 

E então, gostou das nossas dicas? Para saber como anda sua saúde bucal e quais as outras medidas que você tem que tomar, entre em contato conosco e marque uma avaliação. Estamos disponíveis para você.

Até a próxima!


Artigos Relacionados