Cáries: saiba o que é e como se livrar delas

25 / maio / 2021

A cárie é um dos problemas mais comuns quando falamos em doenças bucais. Na crença mais popular sobre o assunto, muita gente acredita que elas surgem pelo consumo excessivo de doces. Mas você sabe quais outros hábitos estimulam o surgimento das cáries? E como se livrar delas?

Entenda agora como identificar o aparecimento de cáries, o que fazer para evitá-las e quais os tratamentos mais indicados. Vem com a gente descobrir como proteger melhor o seu sorriso.

O que é a cárie?

A nossa boca é um espaço repleto de bactérias, o que, na verdade, não é necessariamente ruim, já que elas costumam fazer parte da estrutura bucal. O problema acontece quando há um acúmulo grande em volta dos dentes, formando a placa bacteriana.

A placa é uma evolução dessas bactérias presentes na boca. Elas podem causar a deterioração dos dentes, que é aquilo que chamamos de cárie. 

Como principal causa para esse problema está a má higiene bucal, pois se a limpeza dos dentes não é feita de forma correta há um maior desenvolvimento da placa bacteriana. Mas também contribuem para o aparecimento de cáries quando a pessoa tem uma predisposição natural e faz uso de uma dieta cariogênica – com excesso de açúcar, por exemplo.

Em geral, para evitar o surgimento da cárie dentária é possível estabelecer alguns hábitos, como:

  • Manter uma boa higiene bucal;
  • Diminuir o consumo de alimentos açucarados;
  • Beber bastante água;
  • Consultar o dentista a cada 6 meses.

Como tratar as cáries?

Para realizar o tratamento, o primeiro passo é identificar a cárie dentária. Por isso fique atento para o aparecimento de manchas brancas e opacas na superfície do dente, normalmente elas fazem parte do estágio inicial do problema. 

Se identificado logo no começo, o tratamento para a cárie pode ser feito de forma simples. E para isso você deve combinar uma boa higiene oral, orientada pelo dentista, com o uso de um gel com flúor. Dessa forma será mais fácil controlar a placa bacteriana. 

Mas se o problema já tiver atingido a dentina,você terá outros sintomas. Entre eles estão: sensação de dor na parte afetada, aumento da sensibilidade e o surgimento de manchas escuras no dente. Quando isso acontece, o dentista precisa remover a área lesionada e depois fazer uma restauração dentária.

Em casos ainda mais graves a cárie pode se aprofundar e chegar até a polpa do dente, o que exige um tratamento de canal. Para controlar a infecção, o dentista precisa retirar todo o tecido inflamado, até a parte interna do osso. Só então esse espaço é limpo e preenchido com um material próprio, para evitar deixá-lo exposto.

Gostou das nossas dicas? Se você quer saber mais sobre como anda a sua saúde bucal e quais tratamentos pode realizar, entre em contato conosco e marque uma avaliação no número 0800 841 2222. 


Artigos Relacionados