Novidades popdents

> 22/08/2016

Quando usar aparelhos ortodônticos?

É muito comum conhecer alguém que está utilizando aparelho ortodôntico. Assim pode surgir a pergunta: por que devo usar aparelho? Os motivos variam de pessoa para pessoa, idade e outros fatores. Entre os propósitos do tratamento, podemos destacar a busca por uma estética dentária harmoniosa, correção de problemas, como: apinhamento (encavalamento dos dentes), má oclusão, DTM (Disfunção Têmporo Mandibular) e outros.

Para saber ao certo se é necessário o uso, visite o dentista regularmente e faça uma avaliação sobre a sua saúde bucal. Importante destacar que apenas o dentista especialista em ortodontia pode indicar o uso do aparelho ortodôntico.

O tratamento ortodôntico é apenas estético?

Não. Além de estético, o tratamento ortodôntico é voltado à saúde bucal, pois promove a normalização das funções orais na fala, mastigação e respiração. Tem a finalidade de corrigir o posicionamento dentário, assim evitando danos à articulação da face, perda de dentes e doenças na gengiva.

O tratamento ortodôntico é demorado?

O tratamento ortodôntico depende de vários fatores que determinam sua duração: tipo do problema ortodôntico (que são variados e podem existir em conjunto ou isoladamente em cada paciente), resposta do organismo as forças aplicadas, tipo de aparelho indicado para o caso em questão, colaboração do paciente durante o tratamento.

A partir de que idade os pais devem levar os filhos a uma consulta com o ortodontista?

Normalmente, oito anos é uma boa idade para se fazer uma avaliação ortodôntica. Nesta fase, a face da criança está em pleno desenvolvimento e a resposta ao tratamento é muito positiva. Este é também o momento ideal para corrigir hábitos viciosos como respiração oral, sucção digital e interposição lingual. A cooperação de um fonoaudiólogo pode ser muito útil.